A ponte Arslanagić encontra-se na pequena cidade de Trebinje, bem a sul na Herzegovina, bem próximo da fronteira com o Montenegro e com a Croácia e um ponto de entrada comum para quem visita a Bósnia-Herzegovina a partir de um destes dois países vizinhos.

Esta ponte foi originalmente construída em 1574, sob a direcção do grande vizir Mehmet Paša Sokolović, o homem igualmente responsável por uma outra ponte, a de Višegrad, considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e personagem central do livro A Ponte Sobre o Rio Drina, que permitiu ao escritor Ivo Andrić o Prémio Nobel da Literatura em 1961.

A ponte, de dois semi-arcos grandes e dois mais pequenos, foi erigida a norte de Trebinje, junto à aldeia com o mesmo nome.

pontearslanagic-trebinje-02
Como nos velhos tempos

Mas… um momento… então a ponte não se encontra na sua posição original, que seria a cerca de 10 km acima. E porquê? Porque a construção de uma barragem, em 1965, a teria destruído. Então foi movida, pedra por pedra, e reconstruida aqui, onde hoje a podemos ver, junto a Trebinje. O processo durou seis anos, mas apesar de ter retirado parte do charme à velha ponte, permitiu mantê-la viva.

Tradicionalmente, a ponte permitia manter certas rotas comerciais que ligavam a Bósnia Central ao porto de Herceg Novi, que hoje se encontra no Montenegro.

Em 1993, no pico da febre nacionalista que tanto mal fez ao país, o presidente do munícipio de Trebinje mudou o nome da ponte para Perovic mas o velho nome continua a ser usado pela população.

Recentemente foi construido um recinto desportivo, e a sua enorme cobertura insuflável retirou bastante da atmosfera que mesmo assim ainda envolvia a ponte.

Outra perspectiva da ponte
Outra perspectiva da ponte
COMPARTILHAR
Conheci a Bósnia-Herzegovina e o Montenegro em 2011, apesar de já ter ouvido muito sobre o país através do meu vizinho e amigo Vedo. Desde então regressei várias vezes, apaixonado pelo tom misterioso de um país que será talvez o menos visitado da Europa. Acabei por ser convidado pela The Wanderlust para organizar expedições à Bósnia e Herzegovina e Montenegro, tornando-me, por assim dizer, um profissional de viagem à Bósnia e Herzegovina.

DEIXE UMA RESPOSTA