Antes de mais uma generalidade: costumo pensar nas melhores alturas para visitar um país ou região como uma fórmula que resulta da análise de três factores. Primeiro, o clima; segundo, o a quantidade de turistas e preços de alojamento e outras coisas; terceiro, os eventos.
No que toca a este maravilhoso país há ainda que considerar as diferenças entre regiões. O sul, onde se encontra a Herzegovina, é mais influenciado pelo clima mediterrânico, uma espécie de Algarve português, com vegetação mais rasteira, rochoso mas com mais chuva do que por cá. Já o centro e o norte têm um clima mais continental, mais próximo com o que encontramos na Europa Central.
O país é marcado pelas quatro estações tradicionais do ano, com as divisões entre elas tais como existem no resto da Europa, incluindo em Portugal.
Inverno
É geralmente rigoroso, com bastante precipitação e, apesar da redução nas últimas décadas, com queda de neve abundante, especialmente no Norte e Centro do país. Os dias são escuros e curtos e o frio é uma constante. O turismo, que nunca é verdadeiramente intenso, reduz-se consideravelmente nesta parte do ano.
Para reduzir as agruras do Inverno organiza-se na capital o festival Sarajevan Winter, que decorre durante dois meses, com eventos diários, especialmente de arte mas também de actividades de ar livre, como passeios guiados pela cidade.
Apesar de os preços de alojamento serem mais reduzidos nesta época baixa, há locais onde a tendência se inverter: são as estâncias de desportos de Inverno, onde se pode fazer ski e outros por preços relativamente baixos, quando comparados com os países da Europa Ocidental.
Primavera
Depois dos rigores do Inverno a população acolhe com agrado a chegada da Primavera, que chega devagar. Apenas se sente a sua presença de forma evidente para finais de Abril. É a altura certa para quem gosta de longas caminhadas e de explorar a natureza. Apesar de ocorrer precipitação (na realidade, em Sarajevo, Junho é o mês mais chuvoso do ano, com uma média de 16 dias com alguma queda de chuva) as temperaturas são ideais para viajar.
Os campos tornam-se extremamente verdes. Não tanto na Herzegovina, onde o carácter agreste se mantém na paisagem ao longo de todo o ano, mas no resto do país toda a natureza está em festa, com o desabrochar das flores e os mantos de relva e arbustos a despertar após o Inverno.
A par com o Outono, é uma das melhores alturas para visitar a Bósnia e Herzegovina. O clima é ideal, a natureza está no seu melhor, não chegou ainda a onda de turistas de Verão e os preços mantêm-se moderados.
Verão
Ao contrário do que sucede em Portugal o Verão não significa uma espécie de garantia de bom tempo. Na realidade a chuva cai ao mesmo ritmo ao longo do ano de forma quase homogénea, mas mesmo assim abranda em Julho, Agosto e Setembro (12, 8 e 9 dias com alguma chuva, respectivamente).
Há muitos eventos e festivais um pouco por todo o país. Em Julho há o Festival de Folclore Internacional de Sarajevo. Entre Julho e Agosto, temos o Festival de Cinema de Sarajevo. Também em Julho organizam-se as Noites da Baščaršija, que ao longo de todo o mês oferecem aos visitantes um programa de danças tradicionais, ópera, ballet, música contemporânea, exposições de arte e actividades para crianças, e tudo isto gratuitamente.
Também em Banja Luka a festa é muita, com múltiplas actividades a ocorrer junto ao castelo. Quanto a Mostar, há o Festival de Jazz e Blues, na segunda metade de Julho e no final de Junho a música impera com o Mostar Summer Fest. Mas o festival mais famoso da cidade é mesmo o Mostar Bridge Festival, que tem lugar no último fim-de-semana de Julho e que atrai uma multidão à área em redor da histórica ponte de Mostar.
Há portanto muito a fazer na Bósnia e Herzegovina durante o Verão, mas uma certa saturação de turistas nos pontos mais importantes e a subida dos preços podem não fazer desta época a melhor para visitar o país.
Outono
O início do Outono será uma excelente escolha para visitar a Bósnia e Herzegovina. O clima é ainda ameno, com temperaturas a rondar os 16 graus durante o dia (Sarajevo), a maioria dos turistas de Verão já regressou a casa, os preços começam a baixar e a natureza começa a pintar-se com as suas melhores cores outonais.
Na realidade, Setembro e Outubro são dos meses com menos dias com precipitação (9 e 12), apenas batidos por Agosto.
É verdade que se perderão os inúmeros festivais de Verão, mas se vem para conhecer o país preferirá usar os dias da visita a visitar locais e sentir o pulsar das comunidades, e para isso o Outono é verdadeiramente excelente. Mas tenho que admitir que passear num bosque enfeitado com as cores fabulosas do Outono é algo que tem um preço muito elevado para mim. Sou um fã incondicional do Outono para viajar na Europa Central e de Leste, o mesmo se aplicando à Bósnia e Herzegovina.