Vai visitar Sarajevo e está a pensar onde pode ir beber um copo à noite? Talvez tenha encontrado a solução! Se conseguir sobreviver à confusão e ao fumo de tabaco intenso e procura sentir o genuíno pulsar da noite da cidade, o Kino Bosna é o lugar onde vai querer ir.

Fica relativamente perto do centro, dá para ir a pé com alguma disponibilidade física. Mas qualquer motorista de táxi conhece. Pode passar ao fim da tarde, porque está aberto. Desde as 19 horas. Mas é apenas no pico do serão que a animação começa.

Se vai só para beber um copo, basta chegar e entrar. Mas se planeia ir com um grupo de amigos, é melhor passar por lá à abertura para marcar uma mesa. O pessoal é amável e adora a visita de viajantes estrangeiros. Não terá problemas com a marcação.

Como o nome indica o bar está instalado num antigo cinema – aliás, de vez em quando ainda há uma ou outra projecção de filmes – o que significa que o espaço é amplo.

O edifício foi construido em 1928 e por essa altura era um dos poucos cinemas de Sarajevo. Antes da guerra dos anos 90 chamava-se Kino Prvi Maj, e só após o fim do conflito assumiu o seu actual nome.

A actual proprietária, a senhora Sena, conta histórias… nunca as ouvi pessoalmente, mas aqui e acolá apanhei umas deixas… segundo se diz, não sei em que circunstâncias, este cinema salvou-lhe a vida durante a guerra…  e agora garante que está na altura de o salvar. Parece que na realidade os legítimos donos do imóvel abandonaram Sarajevo durante a guerra e portanto o que se passa no Kino Bosna, é, por assim dizer, uma ocupação ilegal. Daí a polícia ter encerrado o local algumas vezes, mas como que por artes mágicas as noites do Kino Bosna regressam sempre.

Durante muitos anos foi um ponto de reunião do público jovem, alternativo, universitário. Os turistas eram uma visão rara, porque ninguém de fora de Sarajevo conhecia o local. Mas aos poucos a palavra foi passando e já é normal ver-se estrangeiros pelo Kino Bosna.

Nos dias comuns encerra pelas 23 horas, mas quando há espectáculos a noite alonga-se. Na realidade, as Segundas-feiras são o dia mais animado. Há serenatas com música Sevdalinka e a sala enche-se…. muito. Parece que ultimamente a música está presente também às Quintas-feiras.

Diz-se que se bebe aqui a cerveja mais barata de Sarajevo. Custa, neste momento, 2 KM por garrafa. Ou seja, 1 Euro.

COMPARTILHAR
Conheci a Bósnia-Herzegovina e o Montenegro em 2011, apesar de já ter ouvido muito sobre o país através do meu vizinho e amigo Vedo. Desde então regressei várias vezes, apaixonado pelo tom misterioso de um país que será talvez o menos visitado da Europa. Acabei por ser convidado pela The Wanderlust para organizar expedições à Bósnia e Herzegovina e Montenegro, tornando-me, por assim dizer, um profissional de viagem à Bósnia e Herzegovina.

DEIXE UMA RESPOSTA